terça-feira, 7 de julho de 2009

Reflexões voltadas ao TP4 - Jaru/Rondônia


Apontamentos Interessantes sobre o estudo do TP4
GESTAR II – JARU/RONDÔNIAProfessora Formadora: Cláudia SáUNIDADE 15- “ Mergulho no texto”Seção 1: Por que e para que perguntar.Seção 2: Como chegar à estrutura do texto?Seção 3: Quando queremos aprender.OBJETIVOS:1- Conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;2- Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto.3- Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender.OBSERVAÇÕES: “A leitura nem sempre é um prazer, ou uma viagem, ou mágica. A leitura implica esforço, aprendizagem nem sempre muito fácil, disposição. Afinal, ler e escrever são experiências conquistadas pelo trabalho, que pode, sim ser compensador e tornar-se prazer, alegria, viagem (...) como querem os anúncios sedutores.A leitura é sempre um meio. Lemos sempre para alguma coisa: para saber mais, para nos alegrar, ela é sempre uma forma de nos entendermos e de nos situarmos no mundo do universo familiar ao mais amplo”.PASSOS PARA UMA BOA LEITURA:1-Ajudar o aluno a interrogar-se:Tipos de perguntas:a- Perguntas claras e diretamente apresentadas no texto;b- Perguntas que propiciem inferências;c- Perguntas que pedem do leitor uma resposta pessoal, baseada em seus valores.d- Perguntas que dizem respeito ao gosto pessoal, preferências e aversões. Obs: “gosto” é diferente de “ideologia”e- Perguntas que levam o leitor a relacionar o texto a outros textos.“As perguntas deverão estar de acordo com o conhecimento de mundo do aluno”.2-Estabelecendo a estrutura do texto lido:a- Deve-se depreender o texto para se chegar a uma compreensão global.b- Criar frases que sintetizem a idéia do parágrafo;c- Observar os elementos que estabelecem o encaminhamento do pensamento do autor: Assim, desse modo, por isso, no entanto, etc.d- Reestruturar as frases do texto com uma lógica;e- Reconhecer dados impertinentes, que não são tão incomuns;f- Retirar o título.3-Ler para aprender:1- 1ª leitura;2- Leitura compreensiva ( anotando, usando o dicionário);3- Sublinhar idéias . Obs: Não sublinhar exemplos, repetições, etc.4- Marcar os termos de relação entre as idéias;5- Retirar as marcas para o que já se compreendeu;6- Indicar a idéia central de cada parte do texto.7- Fazer um resumo.




UNIDADE 16 – A PRODUÇÃO TEXTUAL- CRENÇAS, TEORIAS E FAZERES.Seção 1 - Escrita, crenças e teorias.Seção 2 - O ensino da escrita como prática comunicativa.Seção 3 - A escrita e seu desenvolvimento comunicativo.OBJETIVOS:1- Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita;2- Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;3- Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.HIPÓTESES QUE INFLUENCIAM A PEDAGOGIA DA ESCRITA:1- A escrita é uma transcrição da fala;2- Só se escreve utilizando a norma padrão;3- Todo bom leitor é um escritor;4- Na escola escreve-se para produzir textos narrativos, descritivos e dissertativos.5- Para se escrever bem é preciso ter dom.OBSERVAÇÕES:Ø Para desenvolver a escrita precisamos ensiná-la e praticá-la;Ø Leitura e escrita estão interligadas;Ø Com o desenvolvimento da sociedade, novas necessidades comunicativas surgiram e os alunos têm que ser expostos a diferentes gêneros durante seu aprendizado;Ø Na escola, os alunos também praticam gêneros para comunicação imediata e para o cumprimento de tarefas do dia a dia, relacionadas à escrita não ficcional;Ø A escrita é compreendida como uma linguagem em si que está relacionada, intrinsecamente, às práticas orais e de leitura. Passa a ser vista com uma transcrição da fala apenas nos primeiros momentos do seu aprendizado e desenvolvimento e em algumas outras situações.Ø Tanto os aspectos de ensino-aprendizagem da escrita como o aspecto da organização das atividades devem considerar o desenvolvimento da escrita como atividade comunicativa;Ø O ensino da escrita está diretamente relacionado com as situações sociocomunicativas.DIMENSÕES DA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA COMO PARÂMETROS PARA O PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESCRITA:Consciência da audiência;Relevância do conteúdo;Seqüência da informação;
Nível de formalidade; Função da comunicaçãoConvenção (formato do documento).“A leitura é uma prática necessária, mas não suficiente para o desenvolvimento da escrita: Aprende-se a escrever, escrevendo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário