RELATÓRIO - IV OFICINA - 04 DE JULHO
GESTAR II / JARU / RO
Aos quatro dias de julho de dois mil e nove, desenvolvemos a IV Oficina com os Educadores de Língua Portuguesa do município de Jaru, inicio às oito horas na Sala de Reuniões da SEMED. Retomamos a Unidade de estudo da oficina anterior incentivando os relatos dos professores sobre a maneira que seus alunos recebem suas orientações e questionamentos, as reaçõe e indagações dos alunos quanto ao trabalho feito por eles e o aproveitamento obtido pelos mesmos no dia a dia em sala de aula. Oportunamente, aproveitamos o assunto e investigamos por meio de perguntas diretas como o professor trabalha com a questão da correção. Os mesmos manifestaram algumas dificuldades, porém se posicionaram positivamente quanto ao resultado final e afirmaram que existe a democratização da correção, ou seja, o professor solicita auxílio do aluno utilizando trabalhos em grupo para correção dos trabalhos feitos por eles e a recepção do aluno diante desse procedimento. Relataram que o aluno aceita de modo coerente às correções diárias no trabalho com a língua, enfatizando que, devido ao grande número de alunos em sala, torna-se inviável a correção detalhada e o acompanhamento mais restrito e individual. Os professores disseram que trabalham com correção coletiva e trabalhos de grupo para socialização e divisão de trabalhos. Assim sendo, o aluno também é autor das correções dos próprios trabalhos. Continuando os estudos, solicitamos que os professores escolhessem imagens com as quais se identificassem, ou desenhos elaborados por eles mesmos. A seguir apresentamos e discutimos uma seqüência de perguntas facilitadoras para produção de texto “MEMORIAL”. A princípio, os cursistas tiveram uma pequena dificuldade quanto ao objetivo e redação de suas referências iniciais de leitura e contatos com os textos da infância ao ensino superior e da produção textual, no entanto, discorreram suas memórias com louvor. Diante da importância da proposta, entramos em consenso de que os mesmos levassem a atividade para melhor elaboração e compromisso de entrega na próxima oficina, dia dezoito de julho. Novamente convidamos os professores para refletirem a respeito do projeto final do curso, e na possibilidade da elaboração de um projeto de reconstrução da história do município a partir das histórias contadas na comunidade cumprindo o critério de avaliação do curso como objeto de estudo significativo para a comunidade de Jaru. Seguindo o cronograma de atividades conversamos a respeito da prática diária do professor de Língua Portuguesa e suas inúmeras possibilidades de trabalho envolvendo práticas interessantes e pertinentes, como, por exemplo, o conteúdo do Gestar II e reclamaram da falta de tempo para responder os TPs. Os professores se reuniram em grupos para a reflexão e produção das atividades da Oficina 8, página 219 do TP4, observando a imagem e exercitando Produção de Texto Publicitário utilizando-a como recurso. Ao fim da atividade, verificamos as atividades a serem estudadas para a próxima oficina e encerramos o encontro. Este é o relatório.
GESTAR II / JARU / RO
Aos quatro dias de julho de dois mil e nove, desenvolvemos a IV Oficina com os Educadores de Língua Portuguesa do município de Jaru, inicio às oito horas na Sala de Reuniões da SEMED. Retomamos a Unidade de estudo da oficina anterior incentivando os relatos dos professores sobre a maneira que seus alunos recebem suas orientações e questionamentos, as reaçõe e indagações dos alunos quanto ao trabalho feito por eles e o aproveitamento obtido pelos mesmos no dia a dia em sala de aula. Oportunamente, aproveitamos o assunto e investigamos por meio de perguntas diretas como o professor trabalha com a questão da correção. Os mesmos manifestaram algumas dificuldades, porém se posicionaram positivamente quanto ao resultado final e afirmaram que existe a democratização da correção, ou seja, o professor solicita auxílio do aluno utilizando trabalhos em grupo para correção dos trabalhos feitos por eles e a recepção do aluno diante desse procedimento. Relataram que o aluno aceita de modo coerente às correções diárias no trabalho com a língua, enfatizando que, devido ao grande número de alunos em sala, torna-se inviável a correção detalhada e o acompanhamento mais restrito e individual. Os professores disseram que trabalham com correção coletiva e trabalhos de grupo para socialização e divisão de trabalhos. Assim sendo, o aluno também é autor das correções dos próprios trabalhos. Continuando os estudos, solicitamos que os professores escolhessem imagens com as quais se identificassem, ou desenhos elaborados por eles mesmos. A seguir apresentamos e discutimos uma seqüência de perguntas facilitadoras para produção de texto “MEMORIAL”. A princípio, os cursistas tiveram uma pequena dificuldade quanto ao objetivo e redação de suas referências iniciais de leitura e contatos com os textos da infância ao ensino superior e da produção textual, no entanto, discorreram suas memórias com louvor. Diante da importância da proposta, entramos em consenso de que os mesmos levassem a atividade para melhor elaboração e compromisso de entrega na próxima oficina, dia dezoito de julho. Novamente convidamos os professores para refletirem a respeito do projeto final do curso, e na possibilidade da elaboração de um projeto de reconstrução da história do município a partir das histórias contadas na comunidade cumprindo o critério de avaliação do curso como objeto de estudo significativo para a comunidade de Jaru. Seguindo o cronograma de atividades conversamos a respeito da prática diária do professor de Língua Portuguesa e suas inúmeras possibilidades de trabalho envolvendo práticas interessantes e pertinentes, como, por exemplo, o conteúdo do Gestar II e reclamaram da falta de tempo para responder os TPs. Os professores se reuniram em grupos para a reflexão e produção das atividades da Oficina 8, página 219 do TP4, observando a imagem e exercitando Produção de Texto Publicitário utilizando-a como recurso. Ao fim da atividade, verificamos as atividades a serem estudadas para a próxima oficina e encerramos o encontro. Este é o relatório.
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